terça-feira, 20 de março de 2012

Vendedor e cliente: uma parceria perfeita


Você acredita que entre o vendedor e o cliente pode haver mais do que uma ligação comercial? Muitos acreditam que não e tem apenas uma relação profissional com os clientes. Outros, mais espertos, conseguem ter uma relação mais pessoal, levando para além das barreiras comercias.

Não estou querendo dizer que você tenha que convidar o seu cliente para ir a sua casa e lhe oferecer uma xícara de chá, o ideal é que vocês tenham um relacionamento mais próximo. Tente obter informações cruciais a respeito do cliente, tais informações lhe ajudarão a descobrir qual o objetivo dele com a compra e com isso se tornar um vendedor parceiro.

Segundo o empresário, sócio-presidente da Nasajon Sistemas e professor de empreendedorismo da PUC-Rio, Claudio Nasajon, vendedor atento é aquele que se preocupa em acompanhar os resultados e cria um vínculo com o cliente, os que ele chama de “fornecedores parceiros”.

Para muito vendedores o mais importante é a venda, e parece ser a coisa mais óbvia, mas deve-se levar em conta que se você apenas vender corre o risco de fechar apenas um negócio.

Os antigos vendedores conquistavam a clientela através de um bom papo, confiança e, principalmente, uma perfeita parceria. Eles traziam as mercadorias e conseguiam atender as necessidades da clientela. Se preocupavam em saber o que havia de mais útil e vendável para oferecer. E isso só era possível, pois ele conhecia bem seus clientes e havia entre eles uma parceria.

Muitos clientes desejam ter muito mais que vendedores, mas de acordo com Nasajon, muitas vezes isso é algo difícil. “Já é difícil conseguir com que o vendedor cumpra o que promete, entregando o que vendeu, quanto mais esperar que ele se comprometa com os resultados que o cliente obterá com seu produto ou serviço”, explica.

Cliente muitas vezes se preocupa com o preço, esquece de outros fatores importantes que compõem uma venda, como qualidade, pós-venda, prazo de entrega e pagamento. Não são todos os clientes que pensam desta forma, mas para que seu cliente seja uma exceção e comece a valorizar todo o conjunto que você lhe oferece, seja parceiro. Desta forma ele será um cliente fiel e com certeza te indicará para outras pessoas.

Não venda simplesmente por vender, não empurre um produto sabendo que não terá utilidade alguma para ele, com certeza você perderá a credibilidade e o cliente.

Um vendedor parceiro é aquele que se preocupa com o produto que está oferecendo, não vende apenas a mercadoria, auxilia o cliente na utilização do material, presta assessoria pós-venda. Isso é uma relação que tende a dar certo hoje e sempre.

Boas Vendas!

Por: Luciana Araújo

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